Dedos

Os dedos dos pés podem ser afectados por diversos problemas que podem provocar dor, e impedir que o pé funcione como deveria. Pessoas de todas as idades podem apresentar problemas, adquiridos ou herdados. Muitos dos problemas devem-se também a calçado de dimensões inadequadas (curto e/ou mais frequentemente estreito ou com pouco espaço para os dedos).

As alterações dos dedos em adultos são principalmente resultado de desequilíbrios musculares (ou dos tendões), em que existe excesso de encurtamento ou alongamento. Quem apresenta dedos muito compridos, tendência para "pé plano" ou "pé cavo", tem uma tendência acrescida para ter alterações nos dedos. A artrite é outra causa relevante de desconforto e alterações.

Alguns dos nomes mais comuns: dedos em garra, em martelo, esporões ósseos e dedos em sobreposição.

Hallux varus é uma patologia na qual o Hallux (primeiro dedo do pé) tem tendência a afastar-se do segundo dedo do pé. Tem sido associada a uma série de outras causas, incluindo deformidade congénita, desequilíbrio nos tendões do abdutor do Hallux, trauma, lesão, ausência ou remoção cirúrgica do sesamóide lateral. Pode surgir como uma possível complicação de cirurgia a joanete.

O tratamento pode ser orientado para o alongamento do tendão abdutor do Hallux por meio de exercícios específicos ou talas nos dedos dos pés. Em casos graves pode haver indicação cirúrgica.

A imobilidade/rigidez do primeiro dedo do pé, conhecido como Hallux Rigidus, é a forma mais comum de artrite no pé.

O Hallux rigidus ocorre como resultado do "desgaste" da cartilagem articular, fazendo com que as extremidades ósseas se contactem. Um "esporão" ou proliferação óssea pode-se desenvolver na região dorsal (superior). Esse crescimento excessivo pode impedir que o dedo se movimente de forma a permitir uma marcha normal, tornando-se dolorosa, difícil e com potenciais danos noutras estruturas.

Os sintomas incluem:
- Uma protuberância, como joanete ou calo, que se desenvolve na região superior do pé.
- Dor na articulação quando em movimento, especialmente quando se exerce força nos dedos ao caminhar.
- Rigidez no Hallux e incapacidade de dobrá-lo para cima ou para baixo.
- Inchaço (edema) ao redor da articulação.

Analgésicos e medicamentos anti-inflamatórios são frequentemente prescritos para reduzir o inchaço e aliviar a dor. Nota: Consulte o seu médico antes de tomar qualquer medicamento.

A aplicação de gelo ou a imersão do pé em banhos de contraste (alternando água fria e quente) também pode ajudar a reduzir a inflamação e controlar os sintomas por um curto período de tempo.

Calçado específico, eventualmente com ortóteses plantares perssonalizadas (palmilhas) pode adicionar maior apoio ao caminhar, reduzir a quantidade de flexão do Hallux e ajudar a aliviar os sintomas. 

Dependendo do caso, deve-se considerar a opção cirúrgica para melhorar a funcionalidade; existe prótese cirúrgica para esta articulação.

 

É uma patologia que resulta numa limitação dos movimentos da articulação do 1º dedo com o respectivo metatarso e é usualmente causada por um alinhamento incorrecto deste último.

Se não for tratado, o "Hallux Limitus" pode causar outros problemas articulares, calosidades, e/ou úlceras em pé de risco (ex: pé diabético). Podem também desenvolver-se "esporões" no topo desta articulação.

Alguns dos tratamentos mais comuns passam por medicação com anti-inflamatórios, infiltrações com corticoides, e/ou ortóteses plantares personalizadas. Nota: Consulte o seu médico antes de tomar qualquer medicação.

A cirurgia pode ser necessária consoante a incapacidade funcional (grau de limitação articular) e/ou dor.

Os dedos em garra apresentam-se como uma deformidade do segundo, terceiro ou quarto dedo do pé. Nesta patologia, o dedo "dobra" na articulação "do meio", fazendo com que se assemelhe a um martelo. Nota: tecnicamente existem variantes, mas não serão abordadas por uma questão de simplificação.

Se não for tratado, pode-se tornar inflexível e exigir cirurgia. Pessoas com dedos em martelo podem ter calos ou calosidades na região dorsal (superior) da articulação média ou na ponta do dedo. É frequente existir dor nos dedos, também agravada pela dificuldade em encontrar calçado confortável.

As causas dos dedos em martelo incluem calçado mal ajustado e desequilíbrio muscular.

O tratamento geralmente envolve o uso de calçado com caixa de dedos macia e espaçosa e exercícios para alongar e fortalecer os músculos. Alguns tratamentos que limitam o movimento e diminuem a pressão podem ser úteis. É frequente que existam queixas a nível plantar na articulação metatarso-falângica correspondente ao dedo em garra. 

Em casos graves, a cirurgia pode ser recomendada cirurgia corrigir a deformidade.

Inquérito

Tem, ou já teve dores nos pés? Em que local?

Facebook