A escolha de calçado para crianças pode ter um papel determinante no seu desenvolvimento musculo-esquelético, incluindo a sua postura.
De forma geral, as crianças que estão a aprender a andar não precisam de calçado: podem andar desclaças sempre que tal não constitua um perigo para a sua integridade física; se possível, evitar meias, mas em caso afirmativo, utilizar meias com elementos antiderrapantes. Isto ajuda o pé a crescer normalmente, a desenvolver e reforçar os seus músculos, e a encorajar a capacidade dos dedos de agarrar.
Uma vez que a criança comece a andar, há necessidade de escolher calçado de dimensões adequadas: geralmente macio, com espaço para os dedos se movimentarem e crescerem. Embora possa variar, um excedente de um dedo atrás pode proporcionar espaço entre 3 a 6 meses, dependendo da idade e da velocidade de crescimento.
Há crianças que têm dificuldade em manter o calçado nos pés. Os modelos um pouco mais subidos (acima do tornozelo) ajudam a contornar o problema.
Algumas dicas para quando for comprar calçado para uma criança:
- Ambos os pés devem ser medidos, sempre que se vá comprar calçado. É comum terem tamanhos diferentes; o calçado deve ser escolhido em função do pé maior.
- O tamanho do pé deve ser avaliado com a criança de pé.
- Deve sobrar o equivalente à espessura de um dedo entre a ponta dos dedos e a ponta do calçado.
- Faça a criança andar pela loja, mais do que alguns minutos, utilizando no calçado uma meia normal; pergunte se sente pontos de pressão, de desconforto; procure por sinais de iritação no pé após testar o calçado.
- Coloque a sua mão dentro do calçado e procure irregularidades que possam causar conflito. Veja onde as costuras encostam no pé.
- Examine o calçado em si. Deve ter um contraforte firme e a sola deve fornecer amortecimento adequado. Deve ser suficientemente flexível para dobrar onde o pé dobra (entre os metatarsos e dedos) e não a meio do calçado.
- Nunca tente forçar o pé a caber num par de sapatos.
- O calcanhar deve-se manter estável e não a escorregar para fora do calçado. As crianças com tendência a entorses dar-se-ão melhor com sapatos com contraforte mais alto, ou com botas.
As crianças que tiram frequentemente o calçado podem estar a sinalizar algum desconforto. Inspeccione os pés periodicamente para despistar sinais de incompatibilidades, como vermelhidão, calosidades, bolhas.
Lembre-se que a função primária do calçado é de prevenir lesões. Contudo, podem causar malformações, mudanças no crescimento dos pés ou até serem utilizados com finalidade terapêutica.
Se notar algum problema, contacte-nos para examinar os pés do seu filho.
(Romeu Araújo, Dr.)