Uma grande parte da atracção que o golfe exerce é pelo tempo que se passa ao ar livre. Durante o percurso dos 18 buracos do Golfe, um jogador caminha mais de 4Km numa duração média de 4 horas. É muito tempo passado sobre os pés. Simultaneamente, a biomecânica do golfe faz com que os pés tenham uma importância tão grande para o sucesso do swing como qualquer outra parte do corpo. A colocação e manutenção dos pés na posição correcta para maximizar os resultados de um swing implica que também não se descure o calçado utilizado.

As lesões mais frequentes associadas à prática de golfe devem-se sobretudo a movimentos repetitivos, particularmente nas situações em que existe previamente algum problema estrutural e/ou funcional/biomecânico nos pés. Nestas incluem-se tendinites, capsulites, estiramento/ruptura de ligamentos, que podem manter um praticante de golfe fora do green. O uso de calçado inapropriado pode produzir bolhas, neuromas e outras dores nos pés. É, para nós, habitual ver esse tipo de problemas e actuamos através de tratamentos conservadores para que seja possível um retorno rápido ao desporto.

Calçado para Golfe
Lembre-se que passará bastante tempo sobre os seus pés, quer parado, quer a caminhar: escolha calçado confortável. Independentemente do estilo de calçado que escolha, procure aquele que seja leve, que não seja demasiado “duro” interiormente, que seja feito de materiais “respiráveis”, resistente à água e que forneça tracção. A região central do sapato deverá parecer mais justa que o calçado diário para fornecer apoio para o swing. Quando for comprar o calçado, lembre-se de levar as meias que pretende usar para ter a certeza que a acomodação do calçado ao pé é a adequada.

Praticantes de Golfe a um nível maiselevado poderão eventualmente usar pitões (spikes). Dê a si próprio algum tempo para se habituar ao seu uso e tenha a certeza que é permitida a sua utilização no campo em que pretende jogar. Os pitões fornecem tracção acrescida e ajudam a estabilizar os pés durante o jogo e podem ser de diversos materiais: os de poliuretano são os mais leves e macios e os que provocam menos danos no green, mas não fornecem tanta tracção como materiais mais pesados. Os de cerâmica são para jogadores que passam imenso tempo nos greens. São muito duráveis, ultrapassando frequentemente a durabilidade do próprio calçado. Os pitões de metal têm uma boa durabilidade, fornecem boa tracção, mas necessitam de manutenção cuidada para evitar que enferrugem.

Inquérito

Tem, ou já teve dores nos pés? Em que local?

Facebook