É frequente subestimar-se a importância de manter os dedos dos pés em forma. Estes também fazem farte da estrutura que suporta as horas que passamos em pé diariamente. Partilhamos as recomendações da Sociedade Americana de Ortopedia do Pé e Tornozelo, no que diz respeito aos exercícios simples que podem ser feitos para fortalecer os dedos e prevenir o desconforto.

- Levantar os dedos, as pontas dos dedos, "encorrilhar" os dedos: manter cada posição 5 segundos e repetir 10 vezes. Recomenda-se especialmente para quem tem dedos em garra/martelo e/ou caimbras nos dedos.

- Apertar: Colocare um pequeno objecto cilíndrico (ex: rolha de cortiça) entre os dedos e apertar durante 5 segundos. Repetir 10 vezes. Recomenda-se especialmente para quem tem dedos em garra/martelo e/ou caimbras nos dedos.

- Puxar com o 1º dedo (Hallux): enrolar uma fita de borracha nos 2 Hallux; fazer força com ambos em direcção aos dedos menores. Aguentar durante 5 segundos. Repetir 10 vezes. Recomendado para pessoas com joanetes ou caimbras nos dedos.

- Puxar com os dedos: enrolar uma fita de borracha em todos os dedos e tentar afastá-los. Aguentar durante 5 segundos e repetir 10 vezes. Recomendado para pessoas com joanetes, dedos em garra/martelo e caimbras nos dedos.

- Com bola de golf: fazer a bola de golf rolar sob o pé durante 2 minutos. É uma óptima massagem para a planta do pé e é recomendado para pessoas com fasceíte plantar, distensão do arco e caimbras no pé.

- Agarrar a toalha: colocar uma toalha pequena no chão e agarrar aos poucos de forma a aproximá-la, usando apenas os dedos. Pode-se aumentar a resistência com um peso na ponta da toalha. Relaxar e repetir o exercício 5 vezes. Recomendado para dedos em garra/martelo, caimbras nos dedos, e dores sob o pé (logo atrás do dedos).

- Apanhar berlindes: Colocar 20 berlindes no chão. Apanhar 1 berlinde de cada vez e colocar num pequeno recipiente. Repetir até apanhar os 20 berlindes. Recomendado para dedos em garra/martelo, caimbras nos dedos, e dores sob o pé (logo atrás do dedos).

- Caminhar na areia: andar descalço na areia não só massaja os pé como também fortalece os dedos e é bom para a condição física geral dos pés.

Inquérito

Tem, ou já teve dores nos pés? Em que local?

Facebook