Como pode saber se os seus pés são saudáveis? Verifique cada um dos itens a seguir descritos:

- Equilíbrio. Fique em pé, apoiado num pé, com os braços estendidos para fora e com os olhos fechados. Se tiver menos de 30 anos, deve conseguir manter o equilíbrio pelo menos 15 segundos; 30 a 40 anos, 12 segundos; 40 a 50 anos, 10 segundos; mais de 50 anos, 7 segundos. Os resultados podem ser melhorados com exercícios.

- Circulação. Olhe para a cor dos seus dedos dos pés. Parece-lhe como a coloração normal das unhas ou mais para o vermelho, branco, violeta ou azul? Pressione a unha do 1º dedo até a cor se desvanecer; o retorno da cor à normalidade deverá demorar entre 2 a 5 segundos numa pessoa com circulação normal.

- Flexibilidade. Quão flexíveis são os seus dedos? Experimente apanhar um berlinde ou um pequeno pano de cozinha com os seus dedos. Para testar a flexibilidade do tornozelo, coloque-o suspenso num degrau; deixe-o ir abaixo do nível do degrau. Se isto causar dor, páre o teste. Se o calcanhar desce além do nível do degrau sem causar distensão nos músculos posteriores da perna, é um bom sinal. Se existe alguma tensão, pode ser melhorada com exercícios de flexibilidade.

- Dor. Um pé saudável não produz qualquer tipo de dor.

- Sensações. Pegue numa borracha de apagar lápis e passe-a levemente no dorso, planta e em ambos os lados dos pés. A sensação deverá ser a mesma em todos os quadrantes. Pode fazer um pouco de cócegas na planta do pé - é normal.

- Pele. Verifique se a pele tem calosidades, bolhas ou áreas de irritação. Coloque-se ao lado dos seus sapatos: têm uma forma que corresponde à dos seus pés ou estão a causar constricção que pode resultar em irritação/traumatismo? Coloque a sua mão dentro do calçado: sente saliências, rugosidades, material áspero que possam corresponder a calosidades ou bolhas nos seus pés?

Inquérito

Tem, ou já teve dores nos pés? Em que local?

Facebook