Lesões Comuns

Muitos desportos são muito exigentes para os pés devido aos movimentos repetitivos e rápidos, calçado apertado, e/ou aumento da exposição a traumas ou lesões. De seguida, encontra-se uma breve descrição de algumas das lesões mais comuns que resultam de alguns desportos em particular.

Artes Marciais e Kick Boxing
As lesões frequentemente vistas como resultado de artes marciais e kick boxing incluem as fasceítes plantares, tendintes aquileanas, sesamoidites e entorses do tornozelo. Recomendam-se alongamentos para ajudar a prevenir as lesões; especificamente um mínimo de 15 minutos de alongamentos antes de iniciar a prática do desporto.

Aeróbica
As forças de impacto em aeróbica podem atingir seis vezes a força da gravidade, que é transmtida a cada um dos 26 ossos do pé. É por isso que o calçado apropriado é crucial para uma aeróbica bem sucedida e livre de lesões. O calçado de aeróbica deve ter a capacidade de reduzir o impacto para compensar as elevadas pressões. Devem também possuir uma boa estabilidade medial-lateral.

Desportos de equipa
Actividades como o futebol, basebol, basquetebol, rugby, voleibol, etc, conduzem frequentemente a entorses como consequência da prática do desporto em superfícies artificiais, calçado inapropriado, e/ou alongamentos inadequados.

A canelite refere-se a dor na perna causada por inflamação muscular, tendinosa e eventualmente óssea. O problema está frequentemente relacionado com pronação excessiva, mas pode ser causado por desequilíbrio muscular entre grupos musculares da perna.
A prevenção pode ser feita através de alongamentos antes e após o exercício físico, de ortóteses plantares personalizadas (palmilhas) e de calçado adequado.

Brevemente disponível...

As entorses do tornozelo são causadas por forças patológicas sobre esta articulação, que provocam tensão excessiva ou mesmo ruptura de um ou mais ligamentos na região lateral do tornozelo. A severidade da entorse tem influência na gravidade das lesões bem como no tipo e duração do tratamento. Se não forem convenientemente tratadas, as entorses podem acarretar problemas a longo prazo.
Os sintomas iniciais das entorses de tornozelo incluem dor, inchaço e, eventualmente, hematoma.

O tratamento inclui repouso e elevação do tornozelo, e aplicação de gelo para reduzir o edema (inchaço). As ligaduras compressivas podem ser utilizadas para imobilizar e estabilizar as estruturas lesionadas durante a recuperação. Em entorses mais graves, particularmente em atletas, pode ser necessário intervir cirurgicamente para reparar os ligamentos danificados.

Para prevenir as entorses de tornozelo, tente manter a força, equilíbrio e flexibilidade do pé e tornozelo, através de exercícios, alongamentos e utilização de calçado adequado.

Inquérito

Tem, ou já teve dores nos pés? Em que local?

Facebook