Mais de 24 milhões de pessoas praticam algum tipo de exercício aeróbico, que proporciona benefícios para a saúde incluindo aumento da eficiência cardiopulmonar, fortalecimento do coração e pulmões, melhoria na circulação, diminuição dos níveis de colesterol, e redução da ansiedade e stress.
Como o exercício aeróbico implica movimentos laterais rápidos, saltar e pular por períodos de tempo prolongados, o cuidado na escolha de calçado apropriado é vital para manter todo o corpo em forma. As lesões mais comuns envolvem frequentemente o pé, tornozelo e perna. Calçado inapropriado, piso inadequado ou exercícios desadequados podem conduzir a distensões e a lesões no pé e membro inferior. O piso deverá permitir alguma dissipação de forças e é extremamente importante que realize alongamentos de todos os segmentos corporais no aquecimento e arrefecimento, respectivamente antes e após o exercício.
Calçado para Aeróbica
É crucial que se utilize calçado adequado - as sapatilhas há muito anos guardadas no armário não são adequadas para aeróbica. Actualmente existe calçado idealizado para aeróbica, que fornece uma base adequada de apoio e estabilidade lateral; também têm um tipo de sola adequada à rotação e mudanças de direcção típicas da aeróbica. Tenha em atenção que o calçado para corrida tem falta de estabilidade lateral e um calcanhar demasiado alto para a aeróbica. Devido aos movimentos lateralizados, o calçado deve compensar estas forças. Procure calçado com material suficientemente resistente ou ajuste para fornecer ao antepé estabilidade e prevenir deslizes do pé e a "quebra" lateral do calçado. Verifique que o espaço para os dedos seja suficientemente alto para prevenir irritação dos dedos e unhas.
Dois outros conselhos: compre o calçado ao final do dia, quando os pés estão ligeiramente mais volumosos e utilize as mesmas meias que usará em aeróbica.